Na semana de 17 a 23 de Abril irei ter o prazer de moderar duas conversas, ambas relacionadas com a Criatividade, e para as quais deixo aqui o convite.
A primeira sucederá na 3a-feira, dia 18, pelas 18:30h, na Mindshake (Foz do Douro), uma consultora na área do pensamento criativo, e discutiremos “A Criatividade das Crianças”.
A segunda terá lugar no ESAD-Idea, um espaço cultural da Escola Superior de Artes e Design, e sob o tema “E Depois do Algoritmo?”, debateremos o que sobra para a criatividade, neste novo mundo de métricas e algoritmos.
Os temas são bastante distintos, mas têm mais em comum do que, à partida, se possa pensar. Deixo aqui mais informação sobre os eventos e fica o convite para participarem.
1. A Criatividade das Crianças
No âmbito da Semana Internacional da Criatividade, a Mindshake está a organizar uma ”talkshaking”, sobre ”A Criatividade das Crianças”.
Uma conversa que explorará formas de valorizar o potencial criativo das crianças e como é que os adultos podem aprender com elas, invertendo o que Buckminster Fuller uma vez disse sobre o nosso comportamento:
“All children are born geniuses, and we spend the first six years of their lives degeniusing them.”
Evento livre, mas com inscrições em meetup.com/a-criatividade-das-crianças ou facebook.com/events/a-criatividade-das-crianças
O XIX Festival CCP Preview a realizar no Porto, será um encontro com a Direção do Clube de Criativos de Portugal (CCP), vários profissionais das áreas criativas e académicos que irão debater o tema do Festival deste ano:
“E depois do algoritmo?” é uma celebração e uma anti-celebração. Uma celebração dos novos tempos digitais, do brilhantismo de uma indústria que está a mudar o mundo, mas também um ‘reminder’ que não há código que substitua um sorriso.
Uma desculpa para um bom encontro a Norte e uma conversa descontraída, num local fantástico e uma cerveja para brindar.
Local: ESAD-Idea (mapa)
Nota: a conversa não é na escola ESAD, localizada perto do Norteshopping, mas sim na ESAD-Idea, na R. Brito Capelo nº 243, na zona pedonal onde passa o metro.