duas conversas, dois convites

[PT only]

Na semana de 17 a 23 de Abril irei ter o prazer de moderar duas conversas, ambas relacionadas com a Criatividade, e para as quais deixo aqui o convite.

A primeira sucederá na 3a-feira, dia 18, pelas 18:30h, na Mindshake (Foz do Douro), uma consultora na área do pensamento criativo, e discutiremos “A Criatividade das Crianças”.

A segunda terá lugar no ESAD-Idea, um espaço cultural da Escola Superior de Artes e Design, e sob o tema “E Depois do Algoritmo?”, debateremos o que sobra para a criatividade, neste novo mundo de métricas e algoritmos.

Os temas são bastante distintos, mas têm mais em comum do que, à partida, se possa pensar. Deixo aqui mais informação sobre os eventos e fica o convite para participarem.

1. A Criatividade das Crianças

No âmbito da Semana Internacional da Criatividade, a M​indshake está a organizar uma ​”talkshaking”, sobre ​”A Criatividade das Crianças”.

​Uma conversa que explorará formas de valorizar o potencial criativo das crianças e como é que os adultos podem aprender com elas, invertendo o que Buckminster Fuller uma vez disse sobre o nosso comportamento:

“All children are born geniuses, and we spend the first six years of their lives degeniusing them.”

​Data: 18.04 (3ª-feira), entre as 18:30h e 19:30h
Local: Mindshake (mapa)
Uma conversa informal com:
Alexandra Baltazar – autora do livro “o Casulo”
J.M. Aparício – pediatra
Mariana Mattos – designer
Moderação: Pedro Geraldes

Evento livre​, ​mas com inscrições em meetup.com/a-criatividade-das-crianças ou facebook.com/events/a-criatividade-das-crianças

2. XIX Festival CCP Preview – “E Depois do Algoritmo?”
O XIX Festival CCP Preview a realizar no Porto, será um encontro com a Direção do Clube de Criativos de Portugal (CCP), vários profissionais das áreas criativas e académicos que irão debater o tema do Festival deste ano:
E depois do algoritmo?” é uma celebração e uma anti-celebração. Uma celebração dos novos tempos digitais, do brilhantismo de uma indústria que está a mudar o mundo, mas também um ‘reminder’ que não há código que substitua um sorriso.
Uma desculpa para um bom encontro a Norte e uma conversa descontraída, num local fantástico e uma cerveja para brindar.
Data: 21.04 (6ª-feira), entre as 18h e 20h
Local: ESAD-Idea (mapa)

Nota: a conversa não é na escola ESAD, localizada perto do Norteshopping, mas sim na ESAD-Idea, na R. Brito Capelo nº 243, na zona pedonal onde passa o metro.

Oradores:
Pedro Pires – Presidente do CCP
Marco Dias – Curador de arte do CCP
Sónia Leitão – Directora criativa da CAETSU
José Bártolo – curador de arte e professor na ESAD
Ricardo Baltazar – tecnologias multimédia
Moderação: Pedro Geraldes
Evento livre mas com inscrições através de email para geral@clubecriativos.pt.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *